Translate

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Produtor de Leite Profissional

O produtor profissional utiliza vacas especializadas na produção leiteira, que são normalmente originárias da Europa, ou vacas cruzadas entre raças leiteiras européias e raças leiteiras indianas. Como seu objetivo é ter uma produtividade alta, ele pode permitir o pastejo das vacas durante a estação das chuvas. Com o início da estação seca e a conseqüente degradação da pastagem, o gado já vai para o confinamento, onde recebe silagem de milho, sorgo ou cana. A dieta é complementada com concentrados energéticos, proteicos fibrosos, minerais e vitaminas.

Uma vaca come, em média, 22 kg de silagem/dia, o que requer o plantio em áreas extensas de milho, sorgo ou cana, exigindo deste profissional experiência mínima em técnicas agrícolas. Além disto, são necessários investimentos em tratores e maquinário agrícola, bem como silos e barracões para acondicionar concentrados e maquinários. A mão de obra é mais especializada e o emprego de inseminação artificial em bovinos é comum e necessária para o aprimoramento genético do rebanho e aumento da produtividade leiteira.

Utiliza-se ordenhadeiras mecânicas para a retirada do leite dos animais, que é enviado diretamente para os resfriadores, sem qualquer contato humano. O controle de qualidade do leite produzido é buscado sempre, pois quanto melhor a qualidade, mais o produtor recebe por litro.

A infra-estrutura para o confinamento dos animais não é simples, pois uma vaca requer uma área de sombra de 6 m2 e 20 m2 para circulação, além de uma área 0,4 m2 de cocho.

Isto exige pistas de alimentação, construídas geralmente em cimento. O sombreamento se faz com coberturas metálicas, sombrites ou árvores.

Como se faz duas ou mais ordenhas por dia, uma estrutura de grupo gerador de eletricidade é necessária, pois as máquinas não podem parar.

Alguns criadores, que optam por gado holandês puro, cuja temperatura de conforto está entre 0 e 16 graus, precisam também de uma estrutura de climatização, com o emprego de imensos ventiladores e aspersores de água.

Já o gado mestiço, em geral o chamado Girolando, que é um cruzamento das raças leiteiras GIR (Indiana) e Holandesa, pode ser mais tolerante ao calor, dependendo de quanto de sangue holandês tem nele. Quanto mais voltado para o holandês, mais leite ele produz e com maior tempo de lactação. Quanto mais Gir ele é, menos persistência de lactação possui e as quantidades de leite produzidas são menores.
To be continued

Nenhum comentário:

Postar um comentário