Translate

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Criando Bezerros Holandeses ( Tucuras) - Capítulo 9

Enquanto não se conseguir  um gado tropical que possamos classificar como verdadeiramente leiteiro, o produtor brasileiro terá que usar o gado europeu, geralmente  o holandês para a produção de leite. Um gado cuja temperatura de conforto está entre 0 e 16 graus célsius,  ou seja um gado que definitivamente não se enquadra ao nosso padrão climático. 
Diversos selecionadores heroicos estão tentando conseguir o verdadeiro Gir leiteiro, com boa produção de leite, mansidão, longa lactação, precocidade e, o mais difícil, produzir leite sem o bezerro na sala de ordenha ou sem o uso de ocitocina sintética. Um trabalho digno de Hércules.
Por enquanto, o que temos é o híbrido Girolando, uma mistura do sangue Gir com o Holandês. Dá para o gasto, mas se voltamos muito para o holandês começa-se a evidenciar a fragilidade ante os rigores do clima daqui e a sensibilidade aos parasitas tupiniquins como o carrapato. Se derivamos para o Gir, produzimos um animal rustico, bom de coices e mais adequado para se pendurar num gancho de açougue. Só agora aparecem os primeiros touros provados girolandos e que são relativamente bons, mas que ainda perdem longe dos holandeses puros. Mas o que isso tem a ver com bezerros holandeses? Nada, ou quase  nada.

No hemisfério norte as coisas são mais simples, como o gado holandês é adaptado as condições dali, as bezerras são criadas para produzirem leite e os machos são criados para produzirem carne. Simples assim, mas aqui  não, não se pode criar um bezerro holandês como se fosse um nelore, que sobrevive em nossas pastagens degradadas, comendo ramos, folhas, restos de capim seco e terra. Se você fizer isto, os holandesinhos vão passar desta para outra melhor rapidinho, morrendo de inanição ou tristeza parasitária, transmitidas pelos  companheiros carrapatos que inundam nossos campos. E o que fazer então pois, a não ser que você use semem sexado em todo rebanho, o que é impossível, vai nascer 50% de fêmeas e 50% de machos. Os fazendeiros mais "cruéis" simplesmente matam as crias machos ao nascerem, o que é uma crueldade sem limites. Outros menos cruéis, terceirizam a morte dos bezerros, ao doá-los para quem quiser pegar. Eu, que não nasci no ofício da matança, tento criá-los da melhor maneira possível, que resumidamente é a seguinte:

Assim que nasce o bezerro, ele é mantido com a mãe por 3 dias, alimentando-se do colostro fundamental para sua sobrevivência.

Depois vai para o bezerreiro e alimenta-se com 2 litros de leite pela manhã e 2 litros a tarde durante 15 dias. Primeiramente apenas leite in natura e depois apenas leite em pó, cujo custo é a metade.

A partir do sétimo dia, os bezerros já recebem ração 24%, embora os especialistas recomendem ração com teores de 18% de proteína.  Não importa, continue a fornecer ração 24% que terá resultados melhores, pois nesta fase proteína é fundamental. O volumoso é o próprio capim tifton ou grama estrela existente no bezerreiro.

Aos 2 meses de idade, passam então para um piquete de grama estrela, recebendo 2 Kg de ração 24% dia, permanecendo ali até os 6 meses de idade, quando são levados para outroa área, com piquetes de capim braquiara, o qual permanecem até atingirem os 300 Kg, entre o decimo quarto ou decimo oitavo mês, dependendo de uma série de coisas, como custo dos concentrados e cosequentemente qual foi utilizado em sua suplementação e  da disponibilidade e qualidade da pastagem.

Na estação da seca, além do pasto seco, sua alimentação é complementada por sal proteinado a vontade e 1,5 de casquinha de soja ou 1 Kg de caroço de algodão, dependendo do preço de cada um. Na ausência de casquinha ou caroço, eles recebem 1,5 de polpa cítrica. Isto garante o atendimento aos requisitos de energia mas um deficit de proteína de 100 a 300 grama/dia, dependendo de qual sub-produto foi utilizado, possibilitando uma taxa de lotação de 3 unidades animal (450Kg) por hectare, o que é muio significativo nesta época do ano. A partir dos 300 Kg os bezerros comem apenas pasto mais sal mineral ou proteico dependendo da época do ano.

Custo do bezerro ao longo do tempo:

2 meses =>  R$ 130,00
15 meses => R$ 630,00

A partir daí, o custo do bezerro holandês é semelhante ao de um bezerro nelore, pois ele já está adaptado aos rigores do ambiente. Dependendo do preço da arroba do boi dá até para ganhar um dinheirinho. Tendo sorte pode-se vender um ou outro como tourinho. 


    

4 comentários:

  1. Olá Rogério gostaria de saber com você se eu conseguiria comprar 4 bezerros holandês para eu criar para reprodutor, qualquer coisa entre em contato comigo fabio_chagas_@hotmail.com obrigado
    Fabio Chagas

    ResponderExcluir
  2. Fábio, no momento não tenho nenhum bezerro PO, apenas girolandos 7/8 ou 15/16. Para tourinho é melhor voce pegar bezerros PO registrados (livro fechado). Do contrário voce pode ter algumas decepcoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA ROGERIO ESTOU CRIANDO BEZERROS HOLONDES HA POUCO TEMPO COMPRO ELES RECEM NASCIDOS E DOU LEITE NA MAMADEIRA .ELES NAO CRESCEM BEM O QUE PODERIA DAR DE SUPLEMENTO PARA CRESCEREM MAIS E ENGORDAREM MAIS

      Excluir
    2. OLA ROGERIO ESTOU CRIANDO BEZERROS HOLONDES HA POUCO TEMPO COMPRO ELES RECEM NASCIDOS E DOU LEITE NA MAMADEIRA .ELES NAO CRESCEM BEM O QUE PODERIA DAR DE SUPLEMENTO PARA CRESCEREM MAIS E ENGORDAREM MAIS

      Excluir